Desaparecidas – Lauren Oliver

02/12/2015

imageAs irmãs Dara e Nick eram inseparáveis, mas isso foi antes — antes de Dara beijar Parker, antes de Nick perdê-lo como melhor amigo, antes do acidente que deixou cicatrizes no belo rosto de Dara. Agora as duas, que eram tão próximas, não estão mais se falando. Em um instante Nick perdeu tudo, e está determinada a usar o verão para conseguir sua vida de volta.
Só que Dara tem outros planos. Quando ela desaparece, no dia de seu aniversário, Nick acha que a irmã está se divertindo por aí. Mas outra garota também sumiu — Madeline Snow, de nove anos — e, conforme Nick procura pela irmã, fica cada vez mais convencida de que os dois desaparecimentos podem estar conectados.
Neste livro tenso e cativante, Lauren Oliver cria um mundo de intrigas, perdas e suspeitas, enquanto duas irmãs buscam encontrar uma à outra — e a si mesmas.

“A verdade é a seguinte: você não precisa de habilidade nenhuma para quase morrer nem para quase viver.” (pág. 07)

Penso que a Lauren Oliver é mais conhecida pela trilogia Delírio, que eu pretendo ler – só ainda não sei quando. Porém meu contato com a autora foi com Antes que eu vá – que é incrível e vale muito a pena ser lido! Então, quando soube do lançamento de Desaparecidas, fiquei mais do que curiosa e querendo ler o livro.

Aqui temos a história de duas irmãs inseparáveis que, de repente, se separam. Ok, não é tão de repente assim, acontece que Dara beija o melhor amigo da irmã e também um acidente com as duas acontece. E depois disso, as duas estão sem se falar. Tudo poderia ser bem mais clichê do que parece ou do que se pode imaginar pela sinopse, e fiquei super feliz ao perceber que não foi bem assim e quem nem tudo é o que parece. Mais uma vez, fui conquistada por uma narrativa que no começo parecia que não me agradaria, mas que a cada página lida me ganhava mais e mais.

“As vezes as pessoas deixam de amar você. E esse é o tipo de escuridão que nunca se ajeita, não importa quantas luas nasçam novamente, preenchendo o céu com uma fraca aproximação de luz” (pág. 191)

Ao longo da história, temos diversos narradores. Temos a narração de Dara – de antes e de depois – , de Nick – de antes e de depois. Além disso, temos notícias de blogs – que entram na história como forma de notícias do que está acontecendo, além de partes de diário, e-mails e listas. Em um primeiro momento isso me pareceu confuso – assim como deve estar parecendo para você, mas posso dizer que tudo está interligado brilhantemente e cada uma dessas partes deixa o ritmo da leitura super interessante. Tão interessante que eu li o livro em poucas horas.

“Acho que essa é a coisa legal de desaparecer: a parte em que as pessoas procuram você e imploram que volte para casa.” (pág. 204)

Eu não vou falar mais do enredo pois não quero dar spoilers. Sabia que tinha alguma coisa errada, mas não esperava que fosse do jeito que foi. Não é uma novidade o que a autora usa para dar a virada da história, tanto que me lembro de alguns filmes com isso, mas adorei como as peças foram encaixadas e, confesso que não era o que eu estava esperando. Quer dizer, há indícios durante a leitura (alguns mais óbvios que outros), e como eu disse, não é nada novo, mas a emoção que senti ao descobrir cada pedacinho da história, cada parte da vida dessas irmãs, me encantou. E penso que isso não aconteceria se não tivesse sido bem escrito. Mesmo eu me surpreendendo fácil, já que as vezes deixo passar os detalhes mais óbvios durante a leitura, eu acho incrível quando sou surpreendida com algum acontecimento – e foi o que aconteceu comigo durante a leitura.

Desaparecidas foi uma leitura rápida, com personagens imperfeitos e relações conturbadas que me pareceram muito reais, e foi isso que fez com que o livro me ganhasse mais e mais a cada página. Além disso, a escrita de Oliver é linda e cheia de poesia, de uma forma simples que me encanta muito. É um livro que me deixou tensa e curiosa, querendo saber o que viria a seguir e que ao chegar ao final, me deixou com aquele gostinho de que quero ler mais livros da Lauren. Eu adorei e, claro, super recomendo.licavargas

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

24 comentários

  1. Olá, essa semana eu conheci esse livro, vi em algum blog e adorei a resenha, com a sua não foi diferente, esse livro tem tudo o que eu gosto, a temática dele é muito instigante e eu estou morrendo de curiosidade para ler. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Essa é a segunda vez que vejo uma resenha sobre esse livro e menina que livro! Eu adoro um suspense e fici super curiosa.... Preciso logo ler e desvendar os mistérios dessa história!
    Beijos!
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Já li bastante resenhas desse livros e sempre são positivas. Curti bastante sua resenha por nem ter spoiler. Ser surpreendida é sempre bom, vou add na minha lista de livros desejados!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Já cheguei a conhecer a escrita da autora, mas confesso que mal me lembro de como é. "Desaparecidas" é um livro que eu tenho muita curiosidade de conhecer, por mais que não seja de um dos meus gêneros favoritos. Só encontrei resenhas positivas dele até agora, então imagino que seja mesmo muito bom.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa já tinha ficado super curiosa com esse livro lendo uma outra resenha, agora que você falou que tem partes de blogs, e-mails, etc fiquei ainda mais curiosa por que lembrei de Carrie que também possui esse artificio e eu amava.
    Até mais ^^

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, flor. Eu fiquei curiosa com esse livro, mas confesso que sua resenha me esclareceu um pouco melhor do que se trata e… não gostei (rs). Faz parte. Não me atraiu. Não imaginei que fosse tão adolescente assim. Mas achei legal saber que, mesmo já esperando o que aconteceria, você se sentiu conectada às irmãs até o fim.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada da autora, apesar de ter tanto a trilogia Delírio quanto Antes que eu vá aqui. É muito legal quando uma leitura consegue nos surpreender, nem sempre a gente percebe os indícios de algo que vai permitir uma virada na história na hora, só depois quando para pra pensar sobre o enredo, e simplesmente amo quando isso acontece, quando um enredo me envolve a tal ponto que acabo deixando detalhes passarem e depois fico me achando a mais lerda das criaturas... rs... Achei muito legal essa coisa de partes de diários, e-mails, notícias de blogs... deve mesmo tornar o ritmo de leitura bem interessante.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oiee !!!
    Tudo bom?
    Ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas eu adorei a resenha...
    Temos opiniões divergentes no blog, Luiza não gostou muito de delirio, e Lala amou.. kkkkk Vai entender né... cada um tem um gosto.
    Mas parabéns pela Resenha!!

    =)

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oiiie

    Ainda não li nada da autora, mas já tinha lido outras resenhas dese livro. Adoro um suspense, quero saber o que aconteceu com as irmãs, principalmente se elas se encontraram.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Não conheço essa autora ainda, mas estou vendo ótimas resenhas desse livro e me encantando cada vez mais com o enredo.
    Gostei de saber que a autora te surpreendeu com os mistérios, e que os indícios que ela jogou na história não foram tão explicitos, assim fica muito melhor quando descobrimos os mistérios.
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Lica, não li nada da autora ainda, mas acho que vou gostar muito deste livro. E deve ser tenso mesmo, pelo tema abordado, ainda bem que a autora escreveu de forma mais poética.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu deveria ter solicitado esse livro no mês passado... agora fiquei ainda mais curiosa... deixei o livro na lista de desejados do skoob, pois pretendo comprar. Gostei muito da sua resenha, e passou bem o que sentiu durante a leitura, parabéns!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  13. OI Lica, eu achava que este livro poderia ser uma coisa bem diferente. Mas agora sua resenha me deixou meio receosa. Vejo muita gente recebendo o livro mas ainda não tinha lido uma resenha sobre ela. preciso ter mais algumas opiniões antes de saber se lerei ou não, mas se você diz que a reviravolta é meio clichê já fica meio chato, ainda mais quando a gente lê tanto que já descobre rápido o que acontece!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lica! Não sabia que a Lauren Oliver tinha outros livros além da série Delírio (que eu sou uma louca apaixonada, btw). Estou ansiosa para ler esse também, afinal a mulher escreve e escreve muito bem. Achei bacana porque a autora não se prendeu ao gênero de distopia e resolveu ousar.

    Beijos, Maria.
    http://nerdsideblog.tumblr.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, adorei a sua resenha Já tinha reparado nessa capa e tinha me apaixonado, Vai saber dos dramas bem humanos e do toque poético para história Já me convenceu que é uma leitura que eu tenho que fazer, Adoro os personagens que têm Defeitos e qualidades bem pertinente.
    Parabéns pela resenha e pelos pontos abordados nela.
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  16. Já conhecia o livro e por conta de uma das resenha que li achei interessante de adicionei a minha lista. Tenho visto bons comentários do livro o que só dificulta minha vida de leitora kkk. Parabéns pela resenha.

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  17. Olá, Lica

    Acompanho muitos booktubers e o Alisson 7 Potter é louco por essa autora, as únicas obras que eu tinha ouvido falar eram a trilogia e o antes que eu vá (que já esta na minha wishlist), quando ele falou desse livro, ele ainda não havia sido lançado aqui, eu nem liguei muito, a premissa não me chamou a atenção. Mas, estou lendo e vendo tantos comentários que decidi dar uma chance ao livro, e sua resenha só reforçou isso, eu espero que a leitura seja tão surpreendente para mim, como foi para você.
    Eu adorei a capa e a lombada *----*

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oii!

    Eu acho que é justamente isso que faz um livro bom. Essa mudança (mesmo que clichê) no enredo.
    Há diversos livros que eu me surpreendo e isso é ótimo!
    Não conhecia esse e adorei o que VC disse aqui.
    Como não conheço a autora, não sei como ela conduz a história. Outra coisa legal é isso, conhecer e enxergar o jeito da autora em diversas obras.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Oi amada!
    Pelo que descreveu é o estilo de história que sempre me encanta e me deixa fascinada e vidrada, esperando sempre pela próxima pagina! Dica anotada e bela resenha! Beijos
    Paulinha - Overdose Literária
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Lica, sua linda, tudo bem
    Essa é a segunda resenha que leio dessa história e que me deixa mais curiosa e empolgada para descobrir esse mistério. Eu fico triste vendo irmãs disputando atenção. Tenho a impressão que ela beijou o amigo da irmã só para provocá-la. Não vejo a hora de ler. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Lica, tudo bem?
    O único livro que li da Lauren foi Antes que eu vá, e na época lembro que curti muito a leitura. Tenho muita vontade de ler Desaparecidas, mas ainda não tive oportunidade. Agora que li sua resenha fiquei ainda mais curiosa com essa trama, espero poder ler em breve.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  22. Olá... Lica, tudo bem??
    Eu li a trilogia Delírio... e gostei muito, com exceção ao ultimo livro, que fiquei um pouco frustrada, mas já são águas passadas... tenho muita vontade de ler desaparecidas, exatamente pela proposta diferente do livro e por querer conhecer um pouco mais da escrita da autora... porque ela pode se tornar viciante... sua resenha ficou ótima... só me deixou com mais vontade de ler o livro... a capa e o titulo chamam bem atenção... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá! Não conhecia esse livro. Gostei bastante da premissa dele. Gosto quando há esse drama, esse trabalho psicológico em cima dos personagens. Rola um pouco de mistério também né. Sua resenha ficou ótima e me deixou com vontade de ler. Beijos

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá
    É a primeira resenha que leio desse livro e o contexto me fisgou.
    Quero saber sobre esse desaparecimento e como vai se desenrolar toda a história.
    Estou doida para conhecer a escrita da autora.
    Adorei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras